Lembrem-se que atividades aqui postadas devem ser sempre adaptadas aos objetivos de cada professor e sua turma.
LINGUAGEM TEATRAL
"A LINDA ROSA JUVENIL"
CENÁRIO
Montar um jardim com os alunos
Personagens Principais:
Uma menina para representar a Rosa;
Uma menina para representar a Bruxa;
Uma menina para representar a Fada;
5 meninos para representar o Tempo;
5 meninos para representar o Mato;
Um menino para representar o Rei.
Uma menina para representar a Bruxa;
Uma menina para representar a Fada;
5 meninos para representar o Tempo;
5 meninos para representar o Mato;
Um menino para representar o Rei.
DESENVOLVIMENTO
As crianças fazem rodas com se fossem canteiros de flores borboletas e pássaros do jardim.
1ª Personagem – Entra a Rosa, cantando alegre, mexendo nas flores, brincando com as borboletas e diz:
– Como sou feliz! Como a vida é bela no meu jardim! Flores, pássaros, borboletas! ( dança ao som do fundo musical).
2ª Personagem – Der repente, de dentro do mato surge uma bruxa que diz:
– Há, há, há, há, há! Odeio gente feliz! Vou já acabar com esta felicidade. ( se aproxima da Rosa e diz):
– Durma princesa, durma para sempre! Nunca mais veras flores, borboletas ou beleza alguma! (sai dando gargalhadas).
3ª Personagem. – A Fada Madrinha entra e ao vê a Rosa dormindo diz:
– Não posso deixá-la dormir para sempre, minha afilhada! Vou adormecer todo o seu reino, até que um rapaz valente, corajoso vença as dificuldades para chegar até o castelo e se apaixone por você. Assim, faz todos no castelo adormecer com a Rosa. (sai).
4ª Personagem – Entra o Rei, fingindo desbravar, lutar com algo, depois guarda a espada vê a princesa dormindo e diz:
– Que linda menina! Nunca vi tão grande beleza em todo o meu reino! Preciso acordá-la, acorde menina! Balança a Rosa e diz: acorde e case-se comigo, senão morrerei de amor! Beija o rosto da jovem e ela desperta do seu longo sono e se apaixona pelo belo rei.
No jardim tudo volta à vida e cantam e dançam, contando a história ao Rei e dando vivas ao Rei.
3ª Personagem. – A Fada Madrinha entra e ao vê a Rosa dormindo diz:
– Não posso deixá-la dormir para sempre, minha afilhada! Vou adormecer todo o seu reino, até que um rapaz valente, corajoso vença as dificuldades para chegar até o castelo e se apaixone por você. Assim, faz todos no castelo adormecer com a Rosa. (sai).
4ª Personagem – Entra o Rei, fingindo desbravar, lutar com algo, depois guarda a espada vê a princesa dormindo e diz:
– Que linda menina! Nunca vi tão grande beleza em todo o meu reino! Preciso acordá-la, acorde menina! Balança a Rosa e diz: acorde e case-se comigo, senão morrerei de amor! Beija o rosto da jovem e ela desperta do seu longo sono e se apaixona pelo belo rei.
No jardim tudo volta à vida e cantam e dançam, contando a história ao Rei e dando vivas ao Rei.
MÚSICA: A LINDA ROSA JUVENIL
A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil.
A linda rosa juvenil, juvenil.
Vivia alegre em seu lar,
Em seu lar em seu lar.
E veio um dia a bruxa má, muito má, má,
E veio um dia a bruxa má muito má.
E adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim,
E adormeceu a rosa assim, bem assim.
Mas logo veio um belo rei, belo rei, belo rei,
Mas logo veio um belo rei, belo rei.
E despertou a rosa assim, bem assim, bem assim,
E despertou a rosa assim, bem assim.
Marisa Nunes
http://edupaixao.blogspot.com.br/2011/01/linda-rosa-juvenil.html
A dança como construção social
Autor e Coautor(es)
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Vivenciar diferentes manifestações de dança, a partir de ritmos diversos
- Participar de uma dança com coreografia simples
- Representar movimentos de forma plástica.
Duração das atividades
Quatro momentos de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Recomenda-se que as crianças já tenham experimentado
diferentes brincadeiras envolvendo gestos e músicas, como também,
vivenciado atividades com modelagem.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: O professor deverá propor vivências
de danças que destaquem diferentes ritmos. Nesse momento, cabe ao
professor, orientar o grupo para que dance explorando todo o espaço
disponível, deslocando-se em várias direções, movimentando diversas
partes do corpo, inclusive utilizando materiais como balões, elástico,
fitas de crepom, lençol, entre outros.
Crianças dançando com balões. Fonte: arquivos da autora
2° Momento: Nesse momento, o professor deverá construir com as crianças uma coreografia simples. Sugerimos para a aula a música “A linda rosa juvenil”. As crianças deverão aprender a canção e, a partir das possibilidades de movimento realizadas e sugeridas por cada uma, compor uma dança coletiva.
3° Momento: É chegada a hora de dançar muito e ainda permitir ao grupo reconstruir a dança sempre que desejar. Como a dança sugerida envolve papéis diversos, recomendamos que as crianças tenham a oportunidade de vivenciar os diferentes papéis, como também, possam compartilhar com outros o mesmo papel. Assim, a turma poderá ter várias rosas, bruxas, reis...
Crianças brincando de A linda rosa juvenil. Fonte: arquivos da autora
4° Momento: Por fim, o professor deverá propor ao grupo a representação gráfica da brincadeira “a linda rosa juvenil”. As crianças poderão desenhar os personagens da brincadeira e, em seguida, o grupo organizará um painel coletivo, representando a brincadeira de roda.
Painel coletivo. Fonte: arquivos da autora
Crianças dançando com balões. Fonte: arquivos da autora
2° Momento: Nesse momento, o professor deverá construir com as crianças uma coreografia simples. Sugerimos para a aula a música “A linda rosa juvenil”. As crianças deverão aprender a canção e, a partir das possibilidades de movimento realizadas e sugeridas por cada uma, compor uma dança coletiva.
3° Momento: É chegada a hora de dançar muito e ainda permitir ao grupo reconstruir a dança sempre que desejar. Como a dança sugerida envolve papéis diversos, recomendamos que as crianças tenham a oportunidade de vivenciar os diferentes papéis, como também, possam compartilhar com outros o mesmo papel. Assim, a turma poderá ter várias rosas, bruxas, reis...
Crianças brincando de A linda rosa juvenil. Fonte: arquivos da autora
4° Momento: Por fim, o professor deverá propor ao grupo a representação gráfica da brincadeira “a linda rosa juvenil”. As crianças poderão desenhar os personagens da brincadeira e, em seguida, o grupo organizará um painel coletivo, representando a brincadeira de roda.

Painel coletivo. Fonte: arquivos da autora
Recursos Complementares
Avaliação
Ao final da aula, caberá ao professor observar e
analisar a atuação das crianças nas atividades propostas, em relação a
aspectos como: envolvimento, respeito aos colegas e às regras, criação
de novos movimentos, combinação de mais de um movimento.
Retirado em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25674
Brincadeira Cantada: A Linda Rosa Juvenil
20/07/2013
Autor e Coautor(es)
Graziela Maria Beretta López
Estrutura Curricular
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade;
• Ampliar seu repertório musical, por meio de uma brincadeira cantada;
• Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;
• Desenvolver autonomia perante escolhas do cotidiano.
• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade;
• Ampliar seu repertório musical, por meio de uma brincadeira cantada;
• Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos;
• Desenvolver autonomia perante escolhas do cotidiano.
Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em 6 momentos, não
necessariamente consecutivos, com durações variadas entre 30 minutos e 1
hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Primeiras considerações:
A linguagem musical é uma forma importantes de expressão humana, o que justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
A música, na educação infantil mantém forte ligação com o brincar. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de massas é muito intensa, pois são fonte de vivências e desenvolvimento expressivo musical. Envolvendo o gesto, o movimento, o canto, a dança e o faz-de-conta, esses jogos e brincadeiras são expressão da infância. Brincar de roda, ciranda, pular corda, amarelinha etc. são maneiras de estabelecer contato consigo próprio e com o outro, de se sentir único e, ao mesmo tempo, parte de um grupo, e de trabalhar com as estruturas e formas musicais que se apresentam em cada canção e em cada brincadeira. (BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial curricular nacional para a educação infantil Brasília,MEC/SEF, 1998).
Pensando nesses aspectos fundamentais para a educação infantil planejamos essa aula, indicada para crianças entre 3 e 5 anos, com o objetivo de resgatar brincadeiras cantadas.
Primeiro Momento: Confeccionando fantoches de varetas da Linda Rosa Juvenil
Materiais: folhas A4, cartolinas, tesouras, cola bastão (se houver disponível na escola) ou cola comum, fita crepe ou durex, varetas (palitos de picolé entre outros que não tenham ponta fina), lápis de cor, canetinha e giz de cera, cópias dos personagens, disponível em:
https://www.google.com.br/search?q=desenhos+para+colorir+da+linda+rosa+juvenil&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZzXhUaPANrax4APHqIA4&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=598
Duração: Entre 30 minutos e 1 hora.
Professor, você pode desenhar os personagens (rainha -Linda Rosa juvenil-, rei, bruxa/feiticeira, tempo – poderá ser um relógio, mato) ou somente pintar as cópias sugeridas acima. Depois recorte os desenhos, cole numa cartolina com cola bastão, e por último fixe a vareta com fita crepe atrás de cada personagem.
Segundo Momento: Conhecendo a música da Linda Rosa Juvenil com teatro de varetas
Materiais: fantoches de varetas da linda Rosa Juvenil, confeccionado pelo professor.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Organize um espaço com tapetes e almofadas e convide as crianças a fazer uma roda. Após todos acomodados, pergunte para o grupo se conhecem a brincadeira cantada da linda Rosa Juvenil. Caso as crianças não conheçam a cantiga, cante-a para elas; se alguma criança já conhecer peça que ajude o professor a ensinar para as outras. Depois mostre para o grupo os personagens do teatro de varetas e deixe que as crianças manuseiem, passando os personagens de mão em mão na roda. Em seguida, anuncie que o teatro irá começar.
A Linda Rosa Juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil.
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.
E um dia veio a bruxa má, muito má, muito má.
E um dia veio a bruxa má, muito má, muito má.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar.
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.
As crianças podem continuar sentadas, mas agora viradas para o local
da apresentação. O teatro pode ser feito em algum suporte próprio para
fazer teatro com fantoches e varetas, mas também pode ser feito atrás de
algum móvel; uma mesa virada, ou um armário pequeno. O importante é que
o professor fique escondido e só os personagens apareçam. E assim, o
professor vai cantando a música, com a ajuda das crianças e
interpretando as situações por meio dos personagens de vareta. A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.
E um dia veio a bruxa má, muito má, muito má.
E um dia veio a bruxa má, muito má, muito má.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar.
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013
Terceiro Momento: As crianças confeccionam o teatro de varetas
Materiais: cópias dos personagens, folhas A4, cartolinas, tesouras, cola bastão, fita crepe, varetas, lápis de cor, canetinha e giz de cera.
OBS: Dependendo da idade das crianças, o professor pode sugerir que desenhem os personagens em vez de somente pintar as cópias. O professor também deve orientá-las em relação ao tamanho dos desenhos, para que não sejam muito pequenos, assim todos poderão vê-los enquanto brincam de teatro.
Em uma mesa disponha os materiais e convide as crianças a começarem a confecção dos personagens. Deixe que cada uma escolha o(s) personagem (s) que irá criar ou pintar. Depois, ajude-as a recortar e colar com cola bastão numa cartolina, para que fique mais firme; e por último grude a vareta com fita crepe ou durex.
Quarto Momento: As crianças apresentam o teatro de varetas
Materiais: teatro de varetas da linda Rosa Juvenil, confeccionado pelas crianças.
Duração: 30 minutos aproximadamente.
Organize o espaço de acordo com a primeira apresentação, mas agora divida as crianças em 2 ou 3 grupos, de acordo com a quantidade de crianças, de maneira que enquanto algumas crianças apresentam o teatro as outras assistam.
Quinto Momento: Confeccionando acessórios para as crianças
Materiais: Para a coroa do rei e chapéu da bruxa: grampeador , tesoura, papel cartão, papel pardo, cola colorida, brilho e lantejoulas.
Para a coroa da linda Rosa Juvenil: grampeador , tesoura, papel cartão, cola colorida, brilho e lantejoulas, flores naturais colhidas do chão um pouco antes da brincadeira de teatro. Caso o professor não tenha as flores naturais disponíveis, poderá usar as flores artificiais. É importante que o professor explique às crianças que não devemos arrancar as flores naturais quando ainda estão no galho, somente quando a natureza oferecê-las, ou seja, quando caírem ao chão.
Para o mato: papel crepom verde e fita durex.
Para o relógio: furador de papel, cartolina, cópia do relógio do teatro de varetas, lápis de cor, giz de cera, cordão.
Duração: Aproximadamente 30 minutos.
Proponha para as crianças brincarem de fazer o teatro da Linda Rosa Juvenil, e convide-as a confeccionar acessórios para esse momento. Combine quem será cada personagem e encaminhe o trabalho, dando as opções de confecção de cada acessório. As crianças podem se reunir em mesas separadas, contendo em cada uma delas os materiais selecionados para a confecção dos acessórios. O professor, com a ajuda do auxiliar de sala (ou outro profissional da escola que poderá auxiliar o professor nessa atividade) orienta as crianças. É importante que todas as crianças possam transitar pelas mesas para ver o trabalho dos colegas, e caso se interessem em fazer mais de um acessório, sejam acolhidas nessa opção. Entretanto, é importante que concluam o acessório já iniciado para depois iniciar a construção de outro, sobretudo as crianças mais velhas – 4 a 5 anos.
Como fazer os acessórios
Coroa: Corte a cartolina ou papel cartão, no formato de uma coroa, e proponha que o grupo que optou por esse acessório, decore-o com cola colorida, brilho e lantejoulas . Depois de pronto e de secar a cola, grampeie as duas pontas para que possa encaixar na cabeça das crianças. Quem optou pela coroa da linda Rosa Juvenil, irá fazer o mesmo procedimento da coroa do rei, mas na hora da brincadeira de teatro, pode colher algumas flores e encaixar entre a coroa e a cabeça. Caso não haja flores na instituição, o professor poderá providenciar flores artificiais, ou ainda desenhar com canetinha pequenas flores na coroa.
Chapéu da bruxa: Corte o papel pardo, conforme ilustração e proponha que o grupo que optou por esse acessório, decore-o também com cola colorida, brilho e lantejoulas. Depois de pronto e de secar a cola, grampeie as duas pontas de forma a encaixar na cabeça das crianças.



Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013
Relógio: o relógio pode ser o mesmo do teatro de varetas, caso a criança opte por apenas pintá-lo, ou então pode desenhá-lo, numa cartolina cortada ao meio. O professor pode ajudá-la a fazer o círculo com algum objeto redondo (um prato, algum brinquedo da sala, etc). Depois recorte-o, faça um furinho com furador de papel na parte superior e passe um cordão, fazendo um colar.
Sexto Momento: Dramatizando a Linda Rosa Juvenil
Materiais: Fantasias dos personagens, caso haja na instituição (como capas, vestidos, varinha entre outros), acessórios confeccionados pelas crianças, aparelho de som ou dvd, música disponível em: http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/xuxa/1234972-a-linda-rosa-juvenil/
Duração: Aproximadamente 30 minutos.
Reúna as crianças para a brincadeira. Caso haja alguém na instituição que toque violão, convide-o para esse momento. Esse detalhe irá enriquecer sobremaneira a brincadeira, proporcionando um maior envolvimento das crianças. Você também poderá convidar outro grupo de crianças para a brincadeira. É importante que os adultos ajudem as crianças a cantar e a desempenhar o papel do personagem escolhido junto ao grupo. A brincadeira pode ser repetida no mesmo dia, se ainda houver interesse das crianças e em outros dias, estimulando uma maior apropriação dessa brincadeira cantada pelas crianças.
Recursos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=q30ryHS3d1s
http://www.vagalume.com.br/os-pequerruchos/a-linda-rosa-juvenil.html#ixzz2YvBtE4pr
http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/xuxa/1234972-a-linda-rosa-juvenil/
https://www.google.com.br/search?q=desenhos+para+colorir+da+linda+rosa+juvenil&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZzXhUaPANrax4APHqIA4&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=598
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial curricular nacional para a educação infantil Brasília,MEC/SEF, 1998.3v.: il.Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
http://www.vagalume.com.br/os-pequerruchos/a-linda-rosa-juvenil.html#ixzz2YvBtE4pr
http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/xuxa/1234972-a-linda-rosa-juvenil/
https://www.google.com.br/search?q=desenhos+para+colorir+da+linda+rosa+juvenil&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZzXhUaPANrax4APHqIA4&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=598
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Referencial curricular nacional para a educação infantil Brasília,MEC/SEF, 1998.3v.: il.Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
Avaliação
A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; a criança já conhecia a brincadeira; se não, como se portou diante da situação nova; no momento de tomar decisões, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas; as crianças concluíram os objetos/acessórios escolhidos por elas; envolveram-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestaram interesse e concentração no momento de assistir ao teatro; representaram seus personagens; como foi essa representação. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.Retirado em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50511

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